Enviar por e-mail   Versão para impressão
Voltar à Página Principal
Atividade física e osteoporose
 
Sendo considerado por especialistas como um dos mais sérios problemas de saúde pública mundial, a osteoporose incapacita ou invalida grande número de pessoas, especialmente mulheres após a menopausa; Isto porque a quantidade e qualidade dos ossos diminuem, ocasionando o aumento de fraturas ósseas, devido à perda progressiva de mineral ósseo, fazendo com que os ossos se tornem porosos.

O grande aparecimento da osteoporose em idosos, faz com que sua prevenção torne-se necessária para todos os indivíduos, dando-lhes noção sobre os riscos e favorecendo seu encaminhamento para prevenção.

Os fatores de riscos mais influentes, segundo Carvalho Filho e Papaléo Netto, autores de várias literaturas na área de educação física, são: raça, ingestão reduzida de cálcio, histórico familiar, ingestão excessiva de álcool ou café, menopausa precoce e utilização de tabaco.

Entre os meios de prevenção destacam-se o aumento da ingestão de cálcio, reposição hormonal e os exercícios físicos que é o nosso assunto de maior interesse.

Estudos demonstram que a atividade física é benéfica na prevenção da osteoporose, melhorando ainda função cardiorespiratória, aumentando a força muscular e a agilidade o que, conseqüentemente, diminui os riscos de quedas e fraturas.

Segundo Okuma (1998) também autor de algumas obras, a atividade física reduz de forma significativa a perda óssea aumentando a massa óssea independente do sexo, idade ou nível densidade óssea inicial.

Várias são as explicações para tais efeitos: uma delas refere-se à hipertrofia a que o osso responde quando ultrapassa seu limiar de estresse, da mesma forma o sistema esquelético responde aos níveis de cálcio. A atividade física tem o potencial de induzir a hipertrofia muscular e leva ao aumento da formação óssea.

Embora o exercício tenha um impacto positivo na densidade óssea é muito importante considerar a intensidade, duração e freqüência, a fim de obter feitos positivos.

A atividade física induz a produção de incremento de massa óssea ou ao menos à mantém.

Para que os bons resultados possam aparecer, é necessário cuidado com atividades de alta intensidade, pois estes fatores podem causar mais danos à saúde de um portador de osteoporose.

A avaliação médica e exames ósseos específicos devem ser realizados para que o profissional de Educação Física possa direcionar melhor o programa de atividades.
Fonte:

www.pratiquesaude.net
Profª Silvia F. Souza
CREF. 051.827-G/SP
01/05/2018 - Atividade física e osteoporose
   Causa melhora significativa na quantidade e qualidade do conteúdo mineral ósseo


15/04/2018 - Musculaçào Aplicada a Terceira Idade
   Traz impressionantes mudanças nas características fisiológicas, estruturais e no desempenho.


01/03/2018 - Obesidade
   Doença considerada mais séria que a desnutrição


01/02/2018 - O Idoso e a Atividade Física
   Grande recurso para minimizar a degeneração provocada pelo envelhecimento.


10/11/2017 - Musculação para portadores de osteoporose
   A osteoporose é uma doença degenerativa causada pela gradual perda de proteína e minerais ósseos.


15/10/2017 - Exercício Físico e Diabetes
   Prática regular de exercícios físicos para diabéticos contribui para o controle dos níveis de glicemia.


   
 
Discóbolo de Myrón. Símbolo da Educação Física