Enviar por e-mail   Versão para impressão
Voltar à Página Principal
Obesidade
 
A Obesidade vem sendo considerada como uma doença mais séria que a desnutrição, devendo ser tratada por especialistas competentes; A obesidade, a partir de certos limites, pode levar a: hipertenção arterial, problemas cardíacos, diabetes, problemas ortopédicos, aumento do colesterol, problemas do fígado e problemas respiratórios.

Sendo caracterizada por vários tipos:
Obesidade por longa data, obesidade na puberdade, obesidade na gravidez, obesidade por interrupção do exercício, obesidade secundária a drogas interrupção do fumo, obesidade endócrina, obesidade por hiperfagia, obesidade por gasto calórico insuficiente, obesidade ginóide(gordura localizada nos quadris e coxas, mais específico para mulheres), obesidade andróide (localizada na região central, mais específica para homens) e por fim obesidade mórbida.

O fato de ser obeso gera também outros problemas como: cansaço constante e sudorese intensa ao praticar o mínimo de esforço.

Os métodos utilizados para o tratamento são: dieta, onde deve haver um equilíbrio entre a ingestão de alimentos e o gasto energético; outra forma de tratamento alternativo são os medicamentos e, em casos realmente necessários, são usados às técnicas cirúrgicas.

A dieta quando aliada aos exercícios, traz uma diminuição de gordura corporal e uma manutenção da massa muscular.

A diminuição de gordura corporal é maior em pessoas que praticam alguma atividade física do que em pessoas que só fazem a dieta propriamente dita.

A perda de peso deve ser considerado um projeto à longo prazo, sendo que a mudança de comportamento é uma das técnicas mais eficaz


OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NO TRATAMENTO DA OBESIDADE SÃO:

Melhora da condição física, contribuindo para melhorar os níveis de saúde; melhora dos estado psicológico, elevando a auto estima e a autoconfiança, controlando os níveis de ansiedade e depressão.

A modalidade de atividade física deve ser agradável para que o individuo possa dar continuidade no seu programa; A musculação e a hiodroginástica são exercícios mais indicados, muito embora a atividade física deve ser adequada e que se encaixe ao estilo de vida de cada um.

Algumas dicas como: evitar grandes expectativas, evitar comparar-se com outras pessoas, são fatores de grande importância para realização de bons resultados, tendo em vista que somos únicos e que ninguém é igual a ninguém; lembrando ainda que a atividade física deve fazer parte um programa, onde estarão envolvidos médicos, nutricionistas e psicólogos

É importante ressaltar que a atividade física deverá continuar por toda a vida e que este é um grande investimento na sua saúde, por isso não perca mais tempo pratique saúde.
Fonte:

www.pratiquesaude.net
Profª Silvia F. Souza
CREF. 051.827-G/SP
01/05/2018 - Atividade física e osteoporose
   Causa melhora significativa na quantidade e qualidade do conteúdo mineral ósseo


15/04/2018 - Musculaçào Aplicada a Terceira Idade
   Traz impressionantes mudanças nas características fisiológicas, estruturais e no desempenho.


01/03/2018 - Obesidade
   Doença considerada mais séria que a desnutrição


01/02/2018 - O Idoso e a Atividade Física
   Grande recurso para minimizar a degeneração provocada pelo envelhecimento.


10/11/2017 - Musculação para portadores de osteoporose
   A osteoporose é uma doença degenerativa causada pela gradual perda de proteína e minerais ósseos.


15/10/2017 - Exercício Físico e Diabetes
   Prática regular de exercícios físicos para diabéticos contribui para o controle dos níveis de glicemia.


   
 
Discóbolo de Myrón. Símbolo da Educação Física