Enviar por e-mail   Versão para impressão
Voltar à Página Principal
Musculação para portadores de osteoporose
 
A osteoporose é uma doença degenerativa causada pela gradual perda de proteína e minerais ósseos. Desta forma podemos destacar que uma condição muscular também determina a condição óssea. Em outras palavras, podemos dizer que; músculos fracos ossos fracos, músculos fortes ossos fortes, fica claro então o papel da musculação para um portador de osteoporose.

Estudos vêm demonstrando que o treinamento com os pesos ajuda a manter a força prevenindo assim a osteoporose, tal prática influencia na densidade mineral óssea em pessoas de todas as idades, muito embora os fatores genéticos e nutricionais são determinantes, desenvolvendo um sistema músculo esquelético mais forte ajudando os ossos a resistir a deteriorização.

A musculação, quando bem orientada, tem grande efeito osteogênico reduzindo os riscos de fraturas por quedas. Tais adaptações resultam na significante melhoria do processo de remodelação e em uma melhor qualidade de vida.

Os efeitos benéficos dos exercícios são reduzidos à medida que a intensidade e freqüência dos mesmos são reduzidos. As adaptações ósseas ocorrem pelo fato dos exercícios imporem um estresse ao sistema ósseo, através de forças de reação das articulações.

Vejamos alguns dos benefícios da musculação para prevenção ou como parte do tratamento da osteoporose, conforme Campos (2001), autor de diversas obras na área: aumento da densidade óssea, aumento da síntese de colágeno, incremento de incorporação de cálcio no osso, aumento da força e tamanho do osso, aumento da massa muscular, aumento da força muscular, melhora do equilíbrio, melhora no pico de massa óssea (no período pré menopausa).

O programa de musculação deve ser um trabalho cuidadosamente monitorado por um profissional e com a sua carga de trabalho rigorosamente observado; se isto não ocorrer pode-se causar danos à saúde, uma vez que o osso pode não se adaptar suficientemente rápido para prevenir fraturas.

Tais exercício devem ser para o portador de osteoporose parte integrante em sua vida, para que assim possa se estimular a formação óssea.

Os exercícios aeróbicos também devem fazer parte de tal programa mas de maneira cautelosa devido a possíveis riscos de quedas; os exercícios de alongamento também devem ser destacados, com o intuito de melhorar os níveis de flexibilidade de um portador de osteoporose.

É necessário que se realizem exames específicos antes de se iniciar um programa de musculação. De maneira geral os benefícios são muitos, ocorrendo ainda adaptações psicológicas, metabólicas e funcionais

O profissional de Educação Física desenvolverá um programa de treinamento adequado, que proporcionará estímulos e motivação, sem excessos prejudiciais e que apresentem bons resultados.
Fonte:

www.pratiquesaude.net
Profª Silvia F. Souza
CREF. 051.827-G/SP
01/05/2018 - Atividade física e osteoporose
   Causa melhora significativa na quantidade e qualidade do conteúdo mineral ósseo


15/04/2018 - Musculaçào Aplicada a Terceira Idade
   Traz impressionantes mudanças nas características fisiológicas, estruturais e no desempenho.


01/03/2018 - Obesidade
   Doença considerada mais séria que a desnutrição


01/02/2018 - O Idoso e a Atividade Física
   Grande recurso para minimizar a degeneração provocada pelo envelhecimento.


10/11/2017 - Musculação para portadores de osteoporose
   A osteoporose é uma doença degenerativa causada pela gradual perda de proteína e minerais ósseos.


15/10/2017 - Exercício Físico e Diabetes
   Prática regular de exercícios físicos para diabéticos contribui para o controle dos níveis de glicemia.


   
 
Discóbolo de Myrón. Símbolo da Educação Física