Enviar por e-mail   Versão para impressão
Voltar à Página Principal
Musculaçào Aplicada a Terceira Idade
 
O envelhecimento pode ser considerado como uma redução progressiva das capacidades funcionais, havendo várias teorias para explicar tais fatos.

O treinamento de musculação é definido como um treinamento em que a geração de força atua contra uma resistência; esta prática utiliza-se de pesos ou equipamentos com pesos para sua realização.

A musculação desenvolvida para idosos difere-se da mesma quando realizadas em indivíduos mais jovens, isso devido as modificações estruturais e metabólicas que ocorrem nesta fase. Estudos demonstram que não existe nenhum outro grupo da sociedade que possa se beneficiar tanto destes exercícios.

Algumas pesquisas realizadas têm mostrado que o treinamento com pesos tem um profundo efeito sobre a independência funcional e qualidade de vida dos idosos; mostrando também que com o fortalecimento da musculatura resulta na melhora da força, na densidade óssea, flexibilidade, agilidade e equilíbrio, causando impressionantes mudanças nas características fisiológicas, estruturais e no desempenho dos idosos

Quando aplicada de forma regular, a musculação constitui a melhor maneira de reduzir lesões ortopédicas em homens e mulheres mais velhos.

Campos (2001), autor de obras na área da musculação, mostra que até mesmo pessoas com idade acima de 90 anos podem alcançar esses benefícios, resultando assim em uma melhora da qualidade de vida.

Com o desenvolvimento desta atividade, os riscos de quedas diminuem com a prática da musculação e as melhoras são alcançadas de maneira muito satisfatória para esta população.

O treinamento com pesos faz com que aconteça um aumento da musculatura e diminuição da massa gorda simultaneamente, produzindo também um auto nível de uso calórico diário, resultando em uma constituição física mais saudável. Com a prática desta atividade conseguimos prevenir a inevitável perda muscular e a diminuição do padrão do metabolismo, que acompanha o envelhecimento

Westcott e Baechle (2001), autores do livro Treinamento de Força para Terceira Idade, afirmam que não importa qual seja a idade, é possível repor o tecido muscular e acelerar o metabolismo.

Pesquisa realizada pela Tufts University of Maryland e pela University of Florida indicam que o desenvolvimento de tal prática pode reduzir os riscos de obesidade, osteoporose, diabetes, câncer de colon e colesterol desfavorável, além de gerar outros inúmeros benefícios.

Para que se obtenha bons resultados é necessário a regularidade de sobrecargas, de maneira dosada e progressiva, devendo ser um treinamento bem planejado e baseado nas necessidades de cada indivíduo, respeitando os períodos de recuperação pós exercícios.

Outro ponto de grande importância que devemos destacar é a melhora da utilização de glicose pelo organismo e a melhora dos lipídios sanguíneos; embora a dieta seja um fator de grande importância, os exercícios podem influenciar de maneira satisfatória.

Lembramos ainda que antes do inicio de um programa de treinamento é necessário que se realize uma avaliação médica, onde o profissional responsável irá utilizar de métodos para diagnosticar possíveis patologias, avaliando a saúde do idoso. Portanto, comece a praticar saúde em sua vida e tome isto como o seu grande objetivo.
Fonte:

www.pratiquesaude.net
Profª Silvia F. Souza
CREF. 051.827-G/SP
01/05/2018 - Atividade física e osteoporose
   Causa melhora significativa na quantidade e qualidade do conteúdo mineral ósseo


15/04/2018 - Musculaçào Aplicada a Terceira Idade
   Traz impressionantes mudanças nas características fisiológicas, estruturais e no desempenho.


01/03/2018 - Obesidade
   Doença considerada mais séria que a desnutrição


01/02/2018 - O Idoso e a Atividade Física
   Grande recurso para minimizar a degeneração provocada pelo envelhecimento.


10/11/2017 - Musculação para portadores de osteoporose
   A osteoporose é uma doença degenerativa causada pela gradual perda de proteína e minerais ósseos.


15/10/2017 - Exercício Físico e Diabetes
   Prática regular de exercícios físicos para diabéticos contribui para o controle dos níveis de glicemia.


   
 
Discóbolo de Myrón. Símbolo da Educação Física