Enviar por e-mail   Versão para impressão
Voltar à Página Principal
Exercício Físico e Diabetes
 
A diabetes é considerada como uma disfunção decorrente da falta de insulina, podendo ainda ser uma diminuição na produção ou incapacidade da insulina produzida de exercer suas ações, ocasionando o aumento da glicemia (açúcar no sangue).

A função da insulina é garantir a entrada de glicose nas células para a produção de energia, desenvolvendo assim um bom funcionamento do organismo.

Existem vários tipos de Diabetes e os principais tipos são :
DIABETES TIPO I:
O pâncreas para de produzir insulina, sendo mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens. Os sinais e sintomas são: polidipisia (muita sede), polifagia (muita fome), poliuria muita urina) e perda de peso.

DIABETES TIPO II:
Neste o pâncreas diminui a produção de insulina ou a insulina não é bem utilizada, sendo mais comum em adultos após os 40 anos. De 60% a 90% dos pacientes são obesos e geralmente existem outras pessoas na família com a patologia. Os sinais e sintomas são: desânimo, fraqueza, cansaço físico, alterações visuais, infecções freqüentes de pele, urina e genitais, lesões nas pernas ou pés de difícil cicatrização.

Existem algumas complicações agudas como: hiperglicemia (alta taxa de açúcar no sangue) e a hipoglicemia (baixa taxa de glicose no sangue).

Há também complicações crônicas que ocorrem em longo prazo e estão relacionadas aos níveis elevados de glicemia. São elas:

Retinopatia: alterações nos vasos sanguíneos da retina podem levar a cegueira;
Neuropatia: alterações nas fibras nervosas dos genitais, pernas e pés, provocando diminuição ou perda da sensibilidade;
Nefropatia: alterações nos vasos sanguíneos; dos rins, prejudicando a filtração do sangue, alterações nos vasos sanguíneos do cérebro, coração e membros inferiores, ocasionando derrame cerebral, infarto e angina.

PRÁTICA DE EXERCÍCIOS REGULARES
Qualquer tipo de exercício regular ajuda a diminuir o nível de glicose no sangue e estimula a circulação sangüínea. Para o paciente de diabetes, qualquer tipo de atividade física deve ser considerada como exercício, desde as tarefas domiciliares até uma simples caminhada.

O exercício físico aumenta a captação e utilização de glicose pelos músculos, sendo que este consumo depende da intensidade e duração do esforço físico.

Podemos citar grandes benefícios oriundos da prática regular de exercícios: captação de glicose pós-exercício: após o término a musculatura continua captando glicose mais eficientemente; aumento da ação da insulina e dos hipoglicemiantes: reduz a massa corporal, principalmente se o exercício estiver associado a uma dieta.

Para que um diabético possa participar de um programa de exercícios é necessário que esteja com o nível de glicemia adequado e seguir recomendações especiais, não devendo se exercitar no pico da insulina para evitar hipoglicemia e não aplicar insulina nas regiões dos músculos que participaram ativamente do exercício.

O ideal é que também possa haver uma automonitoração da glicemia, antes, durante e após o exercício; glicemia superior a 250mg/dl desaconselha-se a prática do exercício, devendo entrar em contato com o médico responsável. Evitar ser atleta de “final de semana” pois dificultará acertos na insulina.

O exercício não substitui a insulina ou a medicação e deve ser encarado como parte de um programa. Quanto ao tipo de exercício, deve ser adequado às possibilidades e limitações do aluno, observando possíveis complicações crônicas, devendo haver participação de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e professor de educação física. Os objetivos, duração, intensidade e cuidados com os fatores de riscos, são aspectos primordiais para um trabalho seguro.
Fonte:

www.pratiquesaude.net
Profª Silvia F. Souza
CREF. 051.827-G/SP
01/05/2018 - Atividade física e osteoporose
   Causa melhora significativa na quantidade e qualidade do conteúdo mineral ósseo


15/04/2018 - Musculaçào Aplicada a Terceira Idade
   Traz impressionantes mudanças nas características fisiológicas, estruturais e no desempenho.


01/03/2018 - Obesidade
   Doença considerada mais séria que a desnutrição


01/02/2018 - O Idoso e a Atividade Física
   Grande recurso para minimizar a degeneração provocada pelo envelhecimento.


10/11/2017 - Musculação para portadores de osteoporose
   A osteoporose é uma doença degenerativa causada pela gradual perda de proteína e minerais ósseos.


15/10/2017 - Exercício Físico e Diabetes
   Prática regular de exercícios físicos para diabéticos contribui para o controle dos níveis de glicemia.


   
 
Discóbolo de Myrón. Símbolo da Educação Física